Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Eduardo Alvares Soares lança livro sobre o 27 de Janeiro de 1865


No dia 27 de Janeiro, as 21 horas, no Instituto histórico e Geográfico de Jaguarão, será lançado o livro "1865" de Eduardo Alvares de Souza Soares. A edição é comemorativa ao Sesquicentenário da Resistência ao Ataque Blanco a Jaguarão, ocorrido nessa mesma data em 1865. O prédio do  IHGJ fica localizado na rua Marechal Deodoro, 874.

O acontecimento histórico insere-se na  CAMPANHA DO URUGUAI,  iniciada em 1864, quando o Exército do Sul, comandado pelo Gen João Propício Menna Barreto, invade o território  ORIENTAL para unir-se ao Exército Libertador do Gen. uruguaio Venâncio Flores,  líder "colorado",  com o objetivo de provocar a queda da cidade de Paysandú, apoiados pela esquadra brasileira do Almirante Tamandaré.

O motivo da invasão brasileira era provocar a queda do Governo "blanco"  do Presidente Atanasio Aguirre e impor o próprio Gen. Venancio Flores no poder.
O ataque " blanco"  a Jaguarão  insere-se dentro deste contexto.

As primeiras 50 páginas da obra 1865, de Eduardo A. de Souza Soares, tratam deste tema. As 158 páginas restantes relatam o ataque a Jaguarão através de longas  e detalhadas notícias, bem como  crônicas jornalísticas narrando o dia a dia da cidade preparando-se para o ataque, que foram publicadas em dois jornais da cidade do Rio Grande: " O Commercial"  e o " Diário do Rio Grande", o que permitem ao leitor acompanhar a formação das trincheiras improvisadas nos dias 25 e 26 de janeiro, bem ainda as mulheres e crianças refugiando-se nos iates fundeados no rio Jaguarão;  as cargas de artilharia das canhoneiras APA e CACHOEIRA, bem ainda do lanchão da Mesa de Rendas; o levantamento, feito em abril de 1865, por Francisco Pedro de Abreu, o " Moringue" arrolando nome por nome, com valores, das 155 propriedades rurais que foram saqueadas e depredadas depois do ataque: os projetos de trincheiras definitivas, de " tijolo e cal", de maio de 1865, obtidos no Arquivo Histórico do Exército; a memória DA PRIMEIRA COMEMORAÇÃO HAVIDA EM JAGUARÃO APÓS O ATAQUE, COM O POVO NAS RUAS, EM 27 DE FEVEREIRO DE 1865,  bem ainda dos festejos do  CENTENÁRIO,  EM 27 DE JANEIRO DE 1965.

A obra 1865 contém 33 ilustrações. COM OUTRAS CURIOSIDADES MAIS: A DIVULGAÇÃO DA DATA DE QUANDO A ANTIGA RUA DAS PRAÇAS PASSOU A CHAMAR-SE RUA 27 DE JANEIRO ( hoje avenida 27 de Janeiro ).
Sendo inédita, recolhe toda a história da data que permitiu a Jaguarão ser cognominada de CIDADE HERÓICA.

O LANÇAMENTO DA OBRA 1865 SERÁ NO DIA DO SESQUICENTENÁRIO DO ATAQUE      " BLANCO ",  27 DE JANEIRO DE 2015, ÀS 21.00 HORAS, NA SEDE DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE JAGUARÃO, À RUA MARECHAL DEODORO,  874.

            Todos os que lerem esta nota estão convidados

Edição de 21 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário